IFRR lança projeto literário voltado às mulheres

Serão promovidos quatro encontros (cada um com apresentação de dez obras) com as escritoras selecionadas |FOTO: Divulgação/IFRR


Nesta quinta-feira, 18, teve início o período de inscrições para as interessadas em divulgar produções literárias, ou seja, livros e artigos escritos por mulheres, que vai até o dia 1.º de abril. A iniciativa é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), por meio do projeto de extensão “Mulheres Escritoras”.

 

Para participar, as interessadas devem acessar o linkhttps://forms.gle/MWw4x2Zc8d16QKUc6, preencher o formulário e registrar um resumo da obra com no máximo 300 palavras. O total de vagas ofertadas para integrar o projeto, aberto à comunidade acadêmica em geral (todas as instituições de ensino) e a toda a sociedade, é 40.

 

O “Mulheres Escritoras” será realizado em ambiente virtual, por meio da plataforma Google Meet, e gravado para o canal oficial do IFRR no YouTube: https://www.youtube.com/user/IFRR1. Serão promovidos quatro encontros (cada um com apresentação de dez obras) com as escritoras selecionadas.

 

A comissão do projeto deverá analisar as obras inscritas, levando em conta trabalhos que já tenham sido publicados em revistas, livros e sites; materiais que não fomentem discussão de ódio, racismo ou preconceitos; a autenticidade e autoria das obras (se foram escritas exclusivamente por mulheres).

 

Segundo a coordenadora do projeto, professora Joelma Fernandes de Oliveira, o objetivo principal da iniciativa é proporcionar espaços de diálogo para que mulheres apresentem obras produzidas pelo público feminino.

 

“Queremos, além de dar visibilidade às produções escritas, livros e artigos, por mulheres, oportunizar espaços de interlocução para que mulheres apresentem e conheçam obras produzidas pelo público feminino, promover reflexão sobre a participação da mulher na cultura de textos escritos e fomentar a escrita e a leitura de textos em diferentes gêneros e com diferentes temáticas”, disse Joelma.

 

Ela informou ainda que essa atividade é uma das etapas de um projeto e pesquisa-ação que vem sendo desenvolvido desde setembro de 2020, o “Gênero e Educação: Caminhos para Equidade”, fomentado por meio do Pipad (Programa de Pesquisa Aplicada à docência) no CAM (Campus Amajari) do IFRR. Nesta ação, a coordenação contará com a parceria do CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste)

 

Após a análise dos resumos das obras, os encontros estão programados para se iniciarem já no dia 9 de abril, seguindo até o fim do mês. A abertura oficial do projeto contará com a palestra “A participação da mulher na literatura – Avanços e desafios”.


Com informações do IFRR


Postar um comentário

0 Comentários