Turma "Paulo Gustavo" conclui oficina com apresentação no Teatro Municipal

A formatura tem grande representatividade histórica para a cultura de Roraima, tendo em vista que essa é a primeira formação de novos atores, promovida pelo município |FOTO: Welika Matos

 

A Prefeitura de Boa Vista fez história, nesta última quarta-feira (11), com a formação da 1ª turma de teatro da capital, fruto de uma oficina para adultos, ofertada gratuitamente para cerca de 30 alunos. Com um espetáculo leve e bem-humorado, intitulado ‘(Des)Encontros Calientes’, a turma ‘Paulo Gustavo’ deu um show de atuação e arrancou do público muitas risadas. 

A trama gira em torno de uma despedida de solteira ‘pra lá’ de atrapalhada, após o encontro entre amigas, ao acaso, em um bar chamado ‘Café Salsa Caliente’. Repleto de diálogos bem-humorados e boas sacadas, o espetáculo foi construído com base em algumas histórias reais, protagonizadas pelos participantes. 

“Essas histórias foram contadas em rodas de conversa e improvisação. E a partir daí, o espetáculo foi criado. A ideia foi levar ao público, situações e conflitos em que as pessoas possam se identificar, considerados ‘comuns’ no dia a dia. Todas as falas que deram vida aos personagens foram criadas por eles”, disse o professor responsável pela oficina, Marcelo Perez. 

Ele disse, ainda que a formatura representa um marco para a história cultural de Roraima. “O Teatro Municipal tem pouco mais de quatro anos e muitas atividades artísticas já acontecem aqui. Porém, é a primeira vez que estamos formando, de fato, artistas da nossa terra”, falou. 

NOVOS ATORES – Com 77 anos, Francisca das Chagas, mais conhecida como ‘Chaguinha’ é a veterana da turma. Com o coração emocionado, ela agradeceu a oportunidade em fazer parte da oficina. “Para mim foi uma alegria muito grande participar desse encontro. Melhor ainda servir de inspiração para as pessoas da minha idade, mostrando que nunca é tarde para começar”, contou. 

A professora Patrícia Aragão até então nunca havia tido contato com o teatro e destacou as contribuições da atividade para a vida pessoal. “Eu fazia um pouco de teatro nas minhas aulas, para auxiliar as crianças no processo de alfabetização e dava certo. Me lembro que no primeiro dia pensei que não fosse para mim, mas depois da primeira aula já fui me soltando e acreditando mais em mim”, revelou. 

Gustavo Alcroft, também participante da oficina, falou dos benefícios do teatro. “Pra mim tá sendo um processo incrível, me ajuda na comunicação, na forma de me expressar e nos auxilia a encontrar certos caminhos para chegarmos em tipos de expressões artísticas que não estamos acostumados”, opinou. 

Após a formação das duas turmas que compõem a oficina, a ideia é juntá-los para dar início a uma etapa mais avançada da capacitação. Novas inscrições para turmas de iniciantes devem ser anunciadas em breve, pela Prefeitura de Boa Vista. 







TEATRO PARA ADULTOS – A Oficina contou com 20 encontros e teve duração de 60h. Foram 30 oferecidas, divididas em dois grupos de 15 pessoas. A formatura da outra turma, intitulada ‘Fernanda Montenegro’ está prevista para o dia 19 deste mês, a partir das 20h, no Sala Teatro Escola, no Teatro Municipal. A entrada é gratuita. 

Durante a oficina os participantes trabalharam improvisações livres, criação de dramaturgia, construção de personagem e produção de cena. Por se tratar de uma oficina de iniciação teatral, a ideia foi promover, com o auxílio de dinâmicas, apresentações no palco em curto espaço de tempo. 


Colaboração: Marcus Miranda/Prefeitura de Boa Vista


Postar um comentário

0 Comentários