MEMÓRIAS BV| Os cinemas da avenida Jaime Brasil

O Cine Teatro Boa Vista, além da exibição de filmes, também foi palco de diversos shows musicais 

 

Quem passa em frente à loja Shopping Center Hum, na Av. Jaime Brasil (centro), talvez nem imagine que ali um dia foi um cinema. Sim! O Cine Teatro Boa Vista, que foi palco de diversão a centenas de pessoas por anos, não apenas por meio dos filmes – a prata da casa –, como também outras formas de entretenimento, como shows musicais. 

O cinema foi fruto de uma sociedade entre os comerciantes Abrahim Jorge Fraxe e Felipe Xaud, além do tabelião Vitorino Pinto e o Sr. Flexa Lima. O cinema em si surgiu em 1946, no térreo da residência da Família Fraxe, mas depois ganhou prédio próprio na Av. Jaime Brasil.

 Os filmes vinham, na sua maioria, de Manaus para Boa Vista. E de barco, já que a BR-174 só seria inaugurada nos anos 70. E além de filmes, o lugar era palco de apresentações musicais e shows de calouros apresentados pelo lendário Jaber Xaud. 

Em 1950, o Sr. Abrahim Jorge Fraxe resolveu vender sua parte na sociedade e montar seu próprio cinema, o Cine Olympia, onde atualmente está o complexo de lojas na Jaime Brasil com Av. Bento Brasil, que inclui a empresa Neo. 

Nesse local funcionou o Cine Olympia, de propriedade do empresário Abrahim Jorge Fraxe 


Quanto ao Cine Boa Vista, tempos depois, o lugar foi vendido ao empresário amazonense Carlos Gonçalves, que por sua vez, posteriormente, vendeu o prédio ao Sr. Assis, que construiu lá o atual Shopping Center Hum. 

Crédito pelas informações: Francisco Cândido

Postar um comentário

0 Comentários