KAUWÊ| Comunidade indigena celebra 17 anos com atividades culturais e esportivas

Programação ocorre nos dias 28/2 e 1º de março; o lugar é uma das principais referências em etnoturismo e turismo ecológico de Roraima |FOTOS (montagem): Comunidade Kauwê/Elias Macuxi/Rafa Antunes 


Uma das principais referências em etnoturismo e turismo ecológico no Estado, a Comunidade Indígena Kauwê do Alto Miang, em Pacaraima, celebra seus 17 anos de fundação com mais uma edição de seu tradicional festejo nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. A programação envolverá gastronomia, esporte, além da novidade desse ano: o lançamento da Moda Indígena Kauwê Turismo

Localizada no extremo norte de Roraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, a comunidade Indígena Kauwê possui 42 famílias indígenas das etnias macuxi, wapichana e taurepang, além de várias pessoas não-indígenas que seguem todas as regras do regimento interno. 

A coordenadora de Turismo da comunidade, Karynna Stael Makuxi, explicou que o Festejo do Kauwê é organizado pelos próprios habitantes e, ao longo dos anos, têm repercutido positivamente, dada a programação variada e a diversidade de seus atrativos turísticos.  

“Durante o festejo, nós mostramos os projetos existentes na comunidade, a forma de organização que temos e de toda nossa trajetória ao longo dos 17 anos. Nós recebemos muitas pessoas de fora, de outras comunidades indígenas do Estado e até do nosso país vizinho, a Venezuela. Acreditamos que esse ano, o público será maior do que as edições anteriores”, disse. 

Na programação, estão previstos eventos esportivos como corrida de cavalo, ciclismo, corrida de pedestre, torneio de futebol, arco e flecha, além de competições tradicionais indígenas, como corte de lenha, pau de sebo, entre outros. Claro, não pode faltar a culinária indígena, com diversas barracas com comidas típicas. Vale lembrar que no Kauwê ocorre uma das principais produções cafeiculturas do Estado.


A Comunidade Kauwê concentra uma das principais produções cafeicultoras de Roraima |FOTO: Divulgação/Comunidade Kauwê

“O evento para nós tem um significado muito grande, pois abrimos a porta da nossa casa para que todos possam conhecer de perto a nossa realidade e assim compartilhar o fortalecimento da cultura indígena, por meio das atividades culturais que terão ao longo de dois dias para as pessoas brincarem e se divertirem, levando consigo uma parte da nossa história”, ressaltou Karynna.


Moda indígena

Karynna Stael Makuxi: "No Festejo do Kauwê, compartilhamos o fortalecimento da cultura indígena, por meio das atividades culturais" |FOTO: Arquivo Pessoal


Novidade do festejo desse ano, o lançamento da Moda Indígena foi idealizado por Karynna, como uma proposta da comunidade para difundir as pinturas artesanais feitas pelos artistas indígenas de Pacaraima.

“Os primeiros figurinos terão pinturas feitas pelo artista José Casado, indígena da etnia Taurepang. Cada um terão a essência da nossa tradição, a conexão com a nossa ancestralidade, com a natureza, uma forma de perpetuar a nossa história por meio da arte”.

Além da moda indígena, o festejo terá ainda o Concurso de Parixara (outra novidade do evento) e a escolha da miss Indígena Kauwê. Para saber mais sobre a programação ou sobre a comunidade, basta seguir os perfis no Instagram: @comunidadekauwe_pacaraima e @modakauwe.


Confira a programação: 






Postar um comentário

0 Comentários