![]() |
Grupo apresentará obras de Dvořák, John Williams, entre outros compositores |FOTO: Divulgação/UFRR |
Com obras de Robert W. Smith, Antonín Dvořák e até de John Williams, a Banda de Música da Universidade Federal de Roraima (BAMUF) se apresenta logo mais às 19h30, no Bloco de Música e Direito do Campus Paricarana – bairro Aeroporto. Este será o primeiro concerto sinfônico do grupo, dentro da programação do Recital Coda, que também incluirá temas de cunho pedagógico.
Segundo o coordenador da banda, Prof. Fernandinho Cruz, este concerto vem sendo bastante desafiador, dado o nível de dificuldade de algumas das obras apresentadas. Porém, isso demonstra a evolução dos integrantes em se colocarem a tomar passos que vão além da técnica.
“Tocaremos algumas músicas que foram realmente desafiadoras, algumas já amadurecidas no repertório e outras em estreia. Estamos em evolução sempre. A Bamuf tem fortes características de um grupo musical comunitário, reunindo pessoas de diferentes idades, costumes, preferências musicais, níveis de conhecimento técnico musical, religiões, entre outros elementos. O que nos mantém como grupo é exatamente o que fazemos juntos e que vai nos dando essa identidade própria”, disse.
Criada em 2022, a Bamuf é um projeto de extensão do curso de Música da UFRR e envolve não apenas alunos e ex-alunos, como pessoas da comunidade em geral, conferindo acesso ao aprendizado musical em meio a repertórios diversos – desde obras nacionais quanto internacionais.
Desde sua criação, a banda já se apresentou em diversos eventos, dentro e fora do contexto acadêmico, inclusive em espaços públicos de Boa Vista. Recentemente, esteve no Tanabata Matsuri 2025, festival tradicional promovido pela Associação Nipobrasileirade Roraima (ANIR).
Segundo Fernandinho, a banda reúne características pedagógicas que inclui o ensino coletivo heterogêneo de instrumentos musicais. “Nosso repertório tem a prioridade de contemplar as expectativas dos integrantes da banda e da comunidade, além das estratégias pedagógicas adotadas. Porém, o esforço contínuo é da não verticalização desses critérios, sempre em movimento de tomada de decisão coletiva; não deixando de lado a questão do desenvolvimento técnico”.
Após o recital Coda, a banda seguirá com seus projetos até o fim do ano. “Estamos em busca de parcerias para consolidar nossa atuação em diferentes contextos. Existe uma demanda no repertório que estamos trabalhando por locais fechados, teatros/auditórios que são espaços cujo acesso pode ser complexo, mas já recebemos sinalização positiva de alguns potenciais parceiros para a próxima temporada. Ao final do ano, pretendemos fechar 2025 em grande estilo”.
Para
saber mais sobre a Bamuf e saber sobre os próximos eventos, basta entrar em
contato via WhatsApp - 95 9135-3346 ou ir até o prédio do
Bloco de Direito e Música da UFRR durante os ensaios da banda, aos sábados, das
8h30 às 11h30. Além disso, pode seguir o perfil nas redes sociais: @bamuf_ufrr.
________________
Recital CODA - Concerto Sinfônico da BAMUF
Data: 13/08/2025
Horário: 19h30
Local: Bloco de Música e Direito (Bloco 8) - Sala M100 - Campus Paricarana (Aeroporto)
0 Comentários