PLANO BRASIS| Iniciativa que vai impulsionar turismo internacional em Roraima será anunciado nesta sexta-feira (5)

Parceria com o Governo de Roraima e com o Sebrae, serão discutidas no encontro a construção e execução de estratégias para que mais turistas estrangeiros cheguem ao estado |FOTO: Secult/Governo de RR



A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) vai apresentar nesta sexta-feira (5), o Plano Brasis, novo plano de marketing turístico internacional do Brasil que contemplará o Estado de Roraima. O evento será no Auditório do PRONAT, no Campus da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e integra a programação do Amazontech 2025, evento de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia.

No encontro será discutida a construção e execução de estratégias para que mais turistas estrangeiros cheguem ao estado. Na ocasião, o diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, fará a apresentação técnica do Plano Brasis. O evento deve contar com as presenças do governador do estado, Antônio Denarium, do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, e do superintendente do Sebrae de Roraima, Emerson Baú. 

Pensado conjuntamente para reposicionar o país nas prateleiras do mercado turístico internacional, o Plano Brasis oferece ferramentas para que o estado, municípios e o setor privado tomem decisões baseadas em dados e inteligência de mercado segundo características locais, fortalecendo a chegada de turistas internacionais e garantindo, ao mesmo tempo, uma identidade nacional na promoção.

A apresentação faz parte do movimento da Embratur que vai percorrer as 27 unidades da federação, incentivando que a estratégia de promoção internacional do país seja construída e aplicada de forma colaborativa. Interessados em participar devem se inscrever pelo App do Amazontech 2025, clicando neste link.

Números crescentes

Em 2024, mais de 10.800 turistas internacionais ingressaram no Brasil por Roraima, sendo os principais mercados emissores  Guiana, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Suriname |FOTO: Eduardo Andrade


A iniciativa surge como resposta à necessidade de integração entre Embratur e estados, garantindo maior competitividade ao turismo brasileiro no exterior. A construção do plano busca fortalecer a presença de Roraima nas agendas estratégicas internacionais, consolidando resultados em promoção, imagem e comercialização.

Em 2024, 10.868 turistas internacionais ingressaram no Brasil por Roraima, número próximo ao registrado no período pré-pandêmico, em 2019. Os principais mercados emissores foram Guiana, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Suriname, com destaque para os dois países fronteiriços, que responderam por 79% das entradas. Entre 2023 e 2024, 18 dos 20 maiores mercados emissores apresentaram variação positiva.

Os números mostram ainda que os picos de entrada se concentram em abril e agosto, enquanto os meses de menor movimento são maio e junho, configurando uma sazonalidade distinta do restante do país. O desempenho consistente nos últimos anos reforça a expectativa de crescimento para 2025.

Segundo o diretor do Departamento de Turismo da Secult-RR, Bruno Muniz de Brito, o lançamento do Plano Brasis também será acompanhado da apresentação da marca Amazônia, construída pelos órgãos de turismo da região Norte reunidos nas RAI (Rotas Amazônicas Integradas).

“O lançamento nacional da marca será na Expo Abav 2025, em setembro, no Rio de Janeiro. A proposta é ampliar o reconhecimento da Amazônia e sua pluralidade como produto turístico de padrão internacional”, destacou.

O evento contará com a presença do superintendente de Turismo de Rondônia e coordenador-geral da RAI, Gilvan Pereira Júnior, além do secretário de Turismo do Pará, Lucas Vieira.

Apresentação do Plano Brasis em Boa Vista (RR)
Data: 5 de setembro, às 14h30
Local: Auditório do PRONAT, Boa Vista (RR), Avenida Nova Iorque - Aeroporto, no Campus da Universidade Federal de Roraima
Inscrições: link

Com informações de Embratur/Governo de Roraima/Secult

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